Cada processo, cada procedimento administrativo possui a sua tramitação própria, um circuito documental específico, próprio da sua tipologia. Contudo, em termos gerais, podemos definir a existência de um circuito documental comum a toda a Administração Pública, nomeadamente no que diz respeito à entrada e saída de correspondência.
CIRCUITO DOCUMENTAL TIPO
- Recepção
- Registo
- Classificação
- Despacho
- Distribuição
- Envio para os Serviços respectivos
- Registo de livros de Protocolos - Verificação de antecedentes
- Sim? Averbamento
- Não? Novo Processo - Formação de Processos
- Elaboração de Documentos
- Numeração - Arquivo
A. RECEPÇÃO
Qualquer correspondência recebida em nome individual só é aberta pelo próprio.
- Está assinada? Se o documento não estiver assinado, é considerado como documento anónimo e não deve ser registado.
- Vem acompanhada dos anexos a que faz referência? Se tal não acontecer registe-se o facto em Observações.
- Vem registada? Se sim, deve juntar-se o envelope ao documento.
- A data de chegada é muito distante da data da sua elaboração? Se tal acontecer, juntar o envelope.
B. REGISTO
!CONCEITO
"Documento de arquivo elaborado para efeitos de controlo e descrição da documentação produzida e/ou recebida por uma administração de um arquivo."
DICIONÁRIO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA
- Leitura
Verificar o assunto do documento. - Carimbagem
O carimbo deve ser aposto no canto superior direito. O carimbo de registo deve apresentar os seguintes elementos:
- Número de entrada
- Data
- Classificação
- Unidade orgânica de destino
Se existir um carimbo de despacho, este deve ser aposto na parte interior do documento.
O carimbo de despacho pode ser também substituído por uma folha de despacho.
1. Fins e Vantagens
- Documento síntese.
- Facilidade de recuperação da informação.
- Maior controlo dos documentos.
- Maior controlo das responsabilidades.
- Dá a conhecer a fase de tramitação do processo.
2. Modelos de Registo
- Registo de Documentos Entrados
- Registo de Documentos Saídos ou Copiador
- Registo de Documentos Internos
- Registo de Protocolos
3. Formas Utilizadas Para Registo
- Livros – Documentos recebidos
- Ficheiro – Documentos internos
- Fotocópias – documentos expedidos
- Microfilme – Todos os documentos
- Digitalização + base de dados
4. Factores a Considerar na Escolha
- Rapidez de elaboração
- Rapidez de consulta
- Custos financeiros
- Quantidade de informação que pode fornecer
- Possibilidade de cruzamento de toda a informação
5. Campos Principais
- Número de entrada – Sequencial dentro de toda a instituição ou dentro de cada Serviço.
- Data de entrada – Ano, Mês e Dia.
- Data de saída original – Data do carimbo ou, quando não existir, a data da elaboração do documento.
- Situação – Resolvido, Pendente, A Despacho...
- Remetente / Autor
- Classificação / Referência Original – Código do tipo “N/ Ref.”
- Assunto – Síntese ou Resumo do documento.
- Anexos – O número de registo é igual à da correspondência que acompanham.
- Despacho – Conhecimento, Resolução, Informação, Divulgação, Parecer, Arquivo.
- Classificação – Código identificativo da Unidade Orgânica respectiva.
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