quinta-feira, 12 de julho de 2007

Circuito Documental

Cada processo, cada procedimento administrativo possui a sua tramitação própria, um circuito documental específico, próprio da sua tipologia. Contudo, em termos gerais, podemos definir a existência de um circuito documental comum a toda a Administração Pública, nomeadamente no que diz respeito à entrada e saída de correspondência.
CIRCUITO DOCUMENTAL TIPO
  • Recepção
  • Registo
  • Classificação
  • Despacho
  • Distribuição
    - Envio para os Serviços respectivos
    - Registo de livros de Protocolos
  • Verificação de antecedentes
    - Sim? Averbamento
    - Não? Novo Processo
  • Formação de Processos
    - Elaboração de Documentos
    - Numeração
  • Arquivo

A. RECEPÇÃO

  • Abertura da correspondência
    Qualquer correspondência recebida em nome individual só é aberta pelo próprio.
  • Verificação
    - Está assinada? Se o documento não estiver assinado, é considerado como documento anónimo e não deve ser registado.
    - Vem acompanhada dos anexos a que faz referência? Se tal não acontecer registe-se o facto em Observações.
    - Vem registada? Se sim, deve juntar-se o envelope ao documento.
    - A data de chegada é muito distante da data da sua elaboração? Se tal acontecer, juntar o envelope.

B. REGISTO

!CONCEITO
"Documento de arquivo elaborado para efeitos de controlo e descrição da documentação produzida e/ou recebida por uma administração de um arquivo."
DICIONÁRIO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA

  • Leitura
    Verificar o assunto do documento.
  • Carimbagem
    O carimbo deve ser aposto no canto superior direito. O carimbo de registo deve apresentar os seguintes elementos:

    - Número de entrada
    - Data
    - Classificação
    - Unidade orgânica de destino

    Se existir um carimbo de despacho, este deve ser aposto na parte interior do documento.
    O carimbo de despacho pode ser também substituído por uma folha de despacho.

1. Fins e Vantagens

  • Documento síntese.
  • Facilidade de recuperação da informação.
  • Maior controlo dos documentos.
  • Maior controlo das responsabilidades.
  • Dá a conhecer a fase de tramitação do processo.

2. Modelos de Registo

  • Registo de Documentos Entrados
  • Registo de Documentos Saídos ou Copiador
  • Registo de Documentos Internos
  • Registo de Protocolos

3. Formas Utilizadas Para Registo

  • Livros – Documentos recebidos
  • Ficheiro – Documentos internos
  • Fotocópias – documentos expedidos
  • Microfilme – Todos os documentos
  • Digitalização + base de dados

4. Factores a Considerar na Escolha

  • Rapidez de elaboração
  • Rapidez de consulta
  • Custos financeiros
  • Quantidade de informação que pode fornecer
  • Possibilidade de cruzamento de toda a informação

5. Campos Principais

  • Número de entrada – Sequencial dentro de toda a instituição ou dentro de cada Serviço.
  • Data de entrada – Ano, Mês e Dia.
  • Data de saída original – Data do carimbo ou, quando não existir, a data da elaboração do documento.
  • Situação – Resolvido, Pendente, A Despacho...
  • Remetente / Autor
  • Classificação / Referência Original – Código do tipo “N/ Ref.”
  • Assunto – Síntese ou Resumo do documento.
  • Anexos – O número de registo é igual à da correspondência que acompanham.
  • Despacho – Conhecimento, Resolução, Informação, Divulgação, Parecer, Arquivo.
  • Classificação – Código identificativo da Unidade Orgânica respectiva.

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