quinta-feira, 12 de julho de 2007

O Arquivo Enquanto Sistema de Informação

CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO - CONCEITO
"Ciência que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que governam o fluxo da informação assim como os meios de processamento da informação com vista a uma maior eficácia na sua acessibilidade e uso."
Jesse H. Shera
Para isso é importante proceder-se ao estudo da origem, disseminação, recolha, organização, acondicionamento, recuperação, interpretação e uso da informação ou, por outras palavras, estudar-se os processos de produção de informação independentemente do tipo de sistema de informação em que possam ocorrer.

1. DA INFORMAÇÃO À GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Nos dias de hoje, mais do que na Era do Desenvolvimento Tecnológico, vivemos na Era da Informação.

Com o aparecimento da escrita tornou-se possível registar, copiar, autenticar, transmitir, comprar, receber, difundir, classificar, recuperar, conservar e finalmente utilizar a informação de um modo relativamente fácil, estável e exacto.

Por outro lado, o acesso à informação, de início reservada só às classes eruditas, generalizou-se e democratizou-se, ao mesmo tempo que os suportes da escrita foram evoluindo.

Por fim, nos dias de hoje, assistimos a um crescimento exponencial da informação, acompanhada por um hiper-consumo dessa mesma informação.

No actual contexto, torna-se evidente que a instituição que dispõe mais rapidamente das melhores informações, independentemente da sua proveniência, suporte ou tipo, é a que alcança maior performance e maior competitividade.

A informação constitui hoje uma mercadoria tão vital para a instituição como os recursos humanos, materiais ou financeiros. Daí que, para funcionar adequadamente e se desenvolver, ela deverá gerir com eficácia e eficiência a informação.

Os OBJECTIVOS da gestão da informação são, pois, os seguintes:
  • O acesso mais rápido e eficaz à informação.
  • Uma harmonização, bem como uma maior coordenação, das necessidades dos utilizadores.
  • Uma maximização dos esforços investidos no tratamento da informação documental e de uma normalização das intervenções dos peritos das diversas disciplinas das ciências da informação.

2. O LUGAR DA ARQUIVÍSTICA NAS CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO

A produção de informações orgânicas registadas dá origem aos arquivos da instituição que as produziu.

Sob esta designação são agrupados todos os documentos, seja qual for o seu suporte, tipologia e idade, produzidos e recebidos pela instituição no exercício da sua actividade.

Os arquivos e a arquivística desempenham, por isso, um papel decisivo na gestão da informação.

Este papel tem a ver com o lugar que os arquivos ocupam no contexto administrativo e organizacional de uma instituição onde a informação deve ser considerada, organizada e tratada como um recurso tão importante quanto os recursos humanos ou financeiros.

Nos dias de hoje, contudo, novos desafios se colocam aos profissionais dos arquivos. As tecnologias da informação desenvolvem-se para responder às novas necessidades de troca, de acesso e de difusão. Novos suportes documentais vão surgindo. Os arquivos mudam de forma.

Esta mundialização do mercado da informação torna, pois, necessária a definição e delimitação de novas fronteiras para a disciplina arquivística.

Qual será, então, o lugar dos arquivos e da arquivística nas ciências da informação?

De uma forma simplista, podemos afirmar que a arquivística se situa, ou se deve situar, no cruzamento dos novos contextos culturais, dos novos modos de gestão, assim como das novas tecnologias; ela deve estar na confluência de várias disciplinas como, por exemplo, a história, a informática, a linguística, etc. sem, contudo perder a sua merecida autonomia.

Sem comentários: