sexta-feira, 6 de julho de 2007

O Objecto da Arquivística

1. O CONCEITO DE ARQUIVÍSTICA

Ciência que tem por objecto os arquivos, os princípios e os métodos da sua constituição, conservação, organização e comunicação.


2. O CONCEITO DE ARQUIVO – ELEMENTOS DA DEFINIÇÃO

  • INSTITUIÇÃO
    Instituição responsável pela aquisição, conservação, organização e comunicação dos documentos de arquivo.
  • EDIFÍCIO
    Edifício, ou parte de um edifício, onde são recebidos, conservados os documentos de arquivo.
  • CONJUNTO DOCUMENTAL
    Arquivo é um ou mais conjuntos de documentos, qualquer que seja a sua data e suporte material, acumulados num processo natural por uma pessoa, instituição pública ou privada no decurso da sua gestão, conservados respeitando a sua ordem original, para servir como testemunho e informação, para a pessoa ou instituição que os produz, para os cidadãos ou para servir como fonte para a História.


2.1. O CONCEITO DE BIBLIOTECA

  • INSTITUIÇÃO
    Organismo ou parte de uma organização cujo objectivo principal é organizar colecções, actualizá-las e facilitar o acesso a documentos que respondam às necessidades dos utilizadores nos aspectos de informação, educação ou lazer.
  • EDIFÍCIO
    Edifício destinado a abrigar colecções de livros e documentos, devidamente ordenados, para consulta pública ou particular.
  • CONJUNTO DOCUMENTAL
    Qualquer colecção organizada de livros e de publicações em série e impressos ou de quaisquer documentos gráficos ou audiovisuais, disponíveis para empréstimo ou consulta.

2.2. O CONCEITO DE MUSEU

  • INSTITUIÇÃO
    Organismo encarregado de reunir, conservar e expor documentos de valor.
  • EDIFÍCIO
    Edifício destinado a abrigar colecções de documentos de interesse científico ou cultural conservados de forma permanente e que podem estar patentes ao público.
  • CONJUNTO DOCUMENTAL
    Colecção de documentos de interesse científico ou cultural conservados de forma permanente e que podem estar patentes ao público.

! COLECÇÃO
Reagrupamento voluntário de objectos, informações de diversas proveniências, reunido em função da semelhança de uma ou várias das suas características.

3. DOCUMENTO DE ARQUIVO E DOCUMENTO DE BIBLIOTECA: DIFERENÇAS

  • Quanto ao Tipo
    O documento de arquivo é, na sua maior parte, manuscrito, mas também iconográfico e de suporte informático.
    O documento de biblioteca é, na sua maior parte, impresso.
  • Quanto à Quantidade
    O documento de arquivo resulta da maior ou menor actividade da instituição.
    O documento de biblioteca depende da maior ou menor verba orçamental da instituição.
  • Quanto à Origem
    O documento de arquivo resulta da actividade da entidade produtora.
    O documento de biblioteca tem origem na compra, doação e/ou permuta.
  • Quanto ao Número
    O documento de arquivo é único.
    O documento de biblioteca existe em vários exemplares, consoante a tiragem de uma edição.
  • Quanto ao Valor Cultural
    O documento de arquivo tem um valor cultural a posteriori.
    O documento de biblioteca tem um valor cultural a priori.
  • Quanto à Classificação
    A classificação de um documento de arquivo resulta de um plano orgânico e funcional.
    A classificação de um documento de biblioteca resulta de um esquema temático como, por exemplo, a CDU.
  • Quanto à Descrição
    A descrição de um documento de arquivo é multinível.
    A descrição de um documento de biblioteca é feita peça a peça.
  • Quanto aos Instrumentos de Pesquisa
    Os principais instrumentos de pesquisa arquivísticos são os Guias, Inventários, Catálogos, etc.
    Os instrumentos de descrição biblioteconómicos são os Catálogos – onomásticos, de títulos, ideográficos, topográficos, sistemáticos, etc. – e Bibliografias.

3.1. CARACTERÍSTICAS DO DOCUMENTO DE ARQUIVO

  • Considera-se como Documento qualquer testemunho da actividade humana, fixado num suporte perdurável.
  • A formação dos documentos de arquivo é resultante de um processo natural, isto é, são produto da actividade de uma pessoa ou instituição.
  • Como as pessoas e as instituições estão sujeitas a leis e regulamentos, os documentos de arquivo são produzidos de acordo com procedimentos normativos, resultando daí uma organização própria. A noção de arquivo é, por este motivo, oposta à de colecção, cuja formação e crescimento deriva de critérios subjectivos.
  • O arquivo é produzido com documentos de todo o tempo, isto é, independentemente da data da sua criação e como são produzidos num processo contínuo, organizam-se por séries documentais.
  • Os documentos de arquivo são conservados para prestar um serviço, sendo usados ou como prova de direitos ou como informação de antecedentes.

4. O DOCUMENTO DE ARQUIVO: ATRIBUTOS EXTERNOS E INTERNOS


Uma das características fundamentais dos arquivos prende-se com a unicidade dos seus documentos. Esta unicidade deriva da reunião de três características nos documentos de arquivo:

  1. Integridade nos seus caracteres externos e internos;
  2. Autenticidade do documento, isto é, que este não seja falso. Um documento é considerado como autentico quando a sua autoria, lugar e data correspondem à que nele são declarados.
    ATENÇÃO!
    Não confundir autenticidade com veracidade. Um documento pode ser autêntico mas não ser verídico.
  3. Ingenuidade, ou seja, o grau de relação de um documento com o facto documentado (original, cópia, traslado, etc.).

4.1. ATRIBUTOS EXTERNOS

São os que se referem à materialidade do documento.

  • CLASSE
    Meio pelo qual se transmite a informação.
    EXEMPLO:
    Documentos Tradicionais (textuais e gráficos) e Documentos Novos (fotografias, registos sonoros e documentos legíveis por máquinas)
  • TIPO
    Número e disposição dos elementos da informação no documento.
    EXEMPLO:
    - No âmbito da actividade administrativa
    Notas de serviço, ofícios, mensagens, pareceres, informações, propostas, actas...
    - No âmbito dos documentos normativos ou programáticos
    Despachos, directivas, determinações, ordens de serviço, notas internas...
    - No âmbito disciplinar e judicial
    Participações, queixas, reclamações, processos disciplinares, notificações, autos, cartas precatórias...
    - No âmbito dos documentos apresentados ou enviados por pessoas, a título individual
    Requerimentos, exposições, declarações, correspondência...
  • FORMA OU TRADIÇÃO DOCUMENTAL
    Forma como os documentos chegaram até aos nossos dias. O processo de elaboração de um documento dá origem às seguintes formas: minuta, original – autógrafos, heterógrafos, originais múltiplos –, categorias intermédias – ampliações, fac-símiles, inserções, etc. – e cópias – autografas, autenticadas, etc.

    Minutas
    Documentos preparatórios do documento original.
    Originais
    Documentos feitos por vontade directa dos seus autores e conservados na matéria e na forma em que foram emitidos. Os originais podem ser simples ou compostos consoante estejam constituídos por uma só unidade ou por um conjunto de documentos simples acumulados durante a resolução de um determinados assunto – processo.
    Cópias
    As cópias nascem com a finalidade de reproduzir originais existentes e substituir originais perdidos. As cópias podem ser feitas pelas instituições para efeitos de gestão interna ou a pedido de alguma parte interessada – neste caso são, normalmente, autenticadas.
  • FORMATO
    Configuração física do documento.
    EXEMPLO:
    Fólio, bifólio, caderno, pasta, livro...
  • QUANTIDADE
    Quantificação dos documentos. É, nos dias de hoje, um aspecto da maior importância pois está relacionado não só com questões de conservação, o qual impõe programas de avaliação e selecção, mas também com custos financeiros.
    EXEMPLO:
    2 fl, 1 lv, 3 cd, 5 mç...
  • SUPORTE
    Matéria que serve de suporte à escrita.
    EXEMPLO:
    Papel, pergaminho, disquetes, cd-roms

4.2. ATRIBUTOS INTERNOS

  • ENTIDADE PRODUTORA/AUTOR
    Pessoa ou instituição que produziu o documento.
    Também podemos falar de origem funcional. Neste caso procuramos identificar a razão pela qual se produziram os documentos, isto é, saber qual a função administrativa que lhes deu origem assim como o seu trâmite administrativo.

    Documentos Externos / Documentos Internos
  • DESTINATÁRIO
  • DATA OU DATAS EXTREMAS
  • LUGAR OU LOCAL
  • ASSUNTO OU CONTEÚDO

1 comentário:

Unknown disse...

Uma lástima ter conhecido o blog apenas agora, já que as publicações mais recentes são de 2007. Mesmo assim, as informações são muito pertinentes para a Arquivologia.
O meu nome é Glaucia Vieira Ramos Konrad e sou docente do Departamento de Documentação do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil